sexta-feira, julho 10, 2009

A CONDIÇÃO POÉTICA




Escrito pelo poeta polonês Czeslau Milosz quando tinha 98 anos.



"Como se tivesse, em vez de olhos, binóculos ao contrário.O mundo se distancia e pessoas, árvores, ruas tudo diminui, mas nada perde a clareza, fica mais denso.

Já tive antes momentos assim, escrevendo poemas.

Conheço então a distância, a contemplação desinteressada. Sei assumir um eu que é não-eu, mas agora é sempre assim e me pergunto:

O que significa isso, se entrei numa permanente condição poética?

As coisas antes difíceis, agora são fáceis. Mas não sinto desejo forte de transmití-las por escrito.

Só agora estou sadio, e era doente.Por que meu tempo galopava e afligia-me o medo do que viria.

A cada momento, o espetáculo do mundo é para mim de novo surpreendente e tão cômico, que não entendo como a literatura podia querer dominá-lo.

Sentindo fisicamente, ao alcance da mão, cada momento, amanso o sofrimento.

E não suplico a Deus que queira afastá-lo de mim.

Por que o afastava de mim, se não o afasta dos outros?

Sonhei que me encontrava numa estreita borda sobre o oceano, onde se viam nadando enormes peixes marítimos.

Tive medo de que se olhasse, cairia...virei então, agarrei-me nas asperezas das paredes rochosas.

E, movendo-me lentamente de costas para o mar, cheguei a um lugar seguro. Eu era impciente.

Irritava-me a perda de tempo com coisas triviais.

Agora, corto com cuidado a cebola. Espremo os limões e preparo vários tipos de molho.



Obs: Premio Nobel de Literatura em 1980 - nasceu 1911, morreu em 2004.

Nenhum comentário: