terça-feira, agosto 18, 2015

CRÔNICAS DE UMA RECEITA...DONA-DE-CASA MODERNA - Alex Ferraz





Receitas para dona-de-casa moderna

(Crônica do jornalista Alex Ferraz daTribuna da Bahia)

1.       JAPÃO DE CENTEIO – Ingredientes: duas xícaras de letras de câmbio do BRASILINVWST; Meia dúzia de trens-balas, centeio à vontade. Modo de preparar: misture as letras de câmbio com o centeio e depois adicione os trens-balas, moídos. Leve ao forno por meia hora, quando a leve Tóquio, você sentirá que o pão está bom.
2.       PAGO PAVÊ – Ingredientes: três xícaras do leite doado pela Nova República para os pobres; quatro doses de vacina antipólio; quatro rendas per capita de 4 mil dólares; duas tabelas da SUNAB cortadas em tiras. Modo de preparar: arrume as tabelas no fundo do recipiente, derrame o leite por cima, salpique com doses da vacina e cubra tudo no meio dos preços congelados, por cerca de duas horas.
3.       SUFLÊZÃO PAULISTA – Ingredientes: um debate na TV onde o mediador fala tanto que tem que ser mediado pelos debatedores: quatro doses de “JÂNIO” (suave ou tinto); meio-campo de concentração para presos; fermento marca “Montoro”. Modo de preparar: misture deixando de lado apenas o “JÂNIO”, que deve ser adicionado aos poucos, mexendo bem. Enquanto mexe, ajuda bastante pronunciar palavras do tipo “corrupto”, “cara-de-pau”, ”louco” e cinco “é a mãe”. Deve ser levado ao forno envolto numa pesquisa do IBOPE/REDE GLOBO.
4.       BOLO DE NÓS - Ingredientes: meio quilo de “farinha pouca meu pirão primeiro”, um pacote de leite comprado no câmbio “negro”; duas pitadas de “venha a nós tudo, ao vosso reino nada”; duas xícaras de “funarinha” de trigo. Modo de preparar: misturar os ingredientes e levar a um forno de lenha, lembrando sempre de só puxar a brasa para a sua sardinha. Depois de pronto, recuse qualquer proposta de divisão do bolo e coma-o por inteiro. Isso deixará você em forma.
5.       MOQUECA DE POVO – Ingredientes: 250 gramas de promessas de políticos em campanha; meio quilo de ditos populares do tipo: ”devagar e sempre”, “cada um tem o que Deus lhe deu” e “estando com saúde, está com tudo”; dois projetos para desenvolver o NORDESTE; quatro conjuntos residenciais do BNH na periferia e, é claro, boa quantidade de povo (nesta época de campanha eleitoral, pode ser recolhido nas praças, de bobeira). Modo de preparar: salpique o povo com as promessas dos políticos, embrulhe-o com os projetos para o Nordeste e deixe passar cinco dias nos conjuntos do BNH, sem sair. Depois, é só cobri-lo com os ditos populares. Dendê à vontade.
6.        
​FILÉ MAU PASSADO - Ingredientes: carne importante do passado duvidoso; cebolas jogadas fora no Rio São Francisco; pimenta nos olhos dos outros; farofa. Modo de preparar: Assayad o filé de leve, depois de descongelar a carne no forno de uma siderúrgica próxima, colocar as cebolas e ligar o ventilador na farofa.
​   Durma com um barulho desses!​


Postar um comentário