quarta-feira, abril 22, 2015

EU ME CULPO DE QUE? SERÁ CERTO CULPAR-SE?



COMO LIDAR COM A CULPA...

O que afinal é a culpa? Segundo os dicionários a culpa pode ser:

1.  A responsabilidade de um ato ou uma omissão de um crime
2.  Causa de um mal. 
3. Delito, falta.
Entre outras definições, contudo eu li num artigo do site "Somos todos Um" que muitas vezes as pessoas se culpam sem mesmo saber o porque da culpa.
A pessoa se problematiza e não procura entender, crescer e livrar-se da culpa tornando-se vítima, impossibilitando um modo de enfrentar os revesses da vida.
A prisão em condicionamentos morais, religiosos e tradições familiares ou sociais nos faz sentirmos culpados muitas vezes, por não compreender o tabu de muitos preceitos.
Então a gente resolve se punir, guardar remorsos, rancores incontidos tudo isso um lixo emocional que só faz intoxicar o organismo.
Não é possível aprender a andar, sem cair.É possível perdoar-se por faltas que comentemos por não sabermos o porquê que fizemos.
Há uma grande diferença entre a dor e o sofrimento. A dor ninguém está livre dela e surge para termos consciência daquela informação. Já o sofrimento é o modo como a gente lida com a dor. Sendo a dor uma prova, é necessária. Mas o sofrimento é opcional. A gente pode tirar exemplos dele ou pode se vitimar afundando em lamentações e não adianta reclamar.
Um animal selvagem carnívoro devora sua presa sem o menor remoço porque dali é sua sobrevivência, é uma lógica. Não podemos ser como os animais selvagens mas agimos como tal. Devemos procurar usar nossa energia para nos sentirmos bem e cada vez melhor,deixando de lado a culpa.


Nenhum comentário: