sexta-feira, fevereiro 24, 2012

NA UNEB - TERCEIRA IDADE TEM VALOR!

 

Programa para terceira idade oferece 290 vagas em oficinas em Salvador/Bahia

Danilo Oliveira
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


Com o objetivo de promover atividades de valorização da saúde, da educação, do bem-estar e da socialização de pessoas maiores de 60 anos, a Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) do Campus I da UNEB, em Salvador, está com matrículas abertas para novos estudantes até o dia 9 de março.
O programa, que é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da universidade, está disponibilizando 290 vagas, distribuídas em 15 oficinas teóricas e práticas, para idosos de ambos os sexos.
As matrículas devem ser realizadas na sede da Uati (das 8h às 12h e das 14h às 16h30), mediante apresentação de RG, CPF, foto 3×4 e atestado médico atualizado (expedido por um clínico, cardiologista ou geriatra), além de pagamento da taxa de R$ 20.
Ao se inscrever, os candidatos também devem doar um pacote de fraldas geriátricas, que serão destinadas para instituições beneficentes da capital.
“Temos que estar atentos aos anseios da pessoa idosa e contribuir para a implantação de conselhos estaduais e municipais para a área”, destaca Sônia Bamberg, coordenadora do programa no campus.
Sônia lembra que as inscrições para homens e pessoas analfabetas continuarão abertas durante todo o ano. Aos estudantes da Uati é cobrada uma contribuição mensal de R$ 20, que é usada para o custeio dos materiais.

Aula inaugural: universo feminino na terceira idade

As atividades da Uati em 2012 vão iniciar no dia 13 de março, com aula magna intitulada Universo feminino na terceira idade.
A aula acontece às 14h, no Teatro UNEB, Campus I, e será proferida pela vice-reitora da universidade, Adriana Marmori, que também responde pela Proex.
De acordo com Sônia, entre as ações previstas para este ano está a participação dos estudantes do programa em fóruns nacionais. “Queremos discutir a implantação de políticas públicas voltadas à pessoa idosa”.
A Universidade Aberta à Terceira Idade está presente em 20 campi da UNEB. Apenas na capital, sede mais antiga (criada em 1995), mais de 800 pessoas participam das 50 oficinas oferecidas, que são divididas em quatro núcleos: teórico, informação e comunicação, vivencias corporais e trabalhos manuais.
Informações: Uati/Campus I – tel. (71) 3117–2275.

Nenhum comentário: