quarta-feira, junho 08, 2011

MENOPAUSA - ACEITE NUMA BOA!



Menopausa - uma questão resolvida!


Uma espécie de marco no universo psíquico feminino.
(Valcapelli)


"Menopausa - extinção das funções ovarianas - que consiste no final do ciclo reprodutivo da mulher, na suspensão da produção de hormônios, e no fim dos ciclos menstruais.


A idade média para o início da menopausa ocorre entre os 45 e 55 anos. Mas pode vir, precocemente, antes dos 40 anos.


A maioria das mulheres, antes de entrar na menopausa, passa pelo climatério, que é o período em que há diminuição de secreção hormonal, produzida pelos ovários, com espaçamento dos ciclos menstruais. Nessa fase, a mulher pode ficar vários meses sem menstruar, depois volta a ter fluxos irregulares, até a suspensão completa da menstruação - o que, efetivamente, caracteriza a entrada na menopausa.


Algumas mulheres passam pelo climatério sem perceber; quando se dão conta, não estão mais menstruando.


Para outras, no entanto, o climatério pode durar de um a dez anos. Os sintomas mais frequentes, durante o climatério, podem se estender também na menopausa; dentre eles destacam-se: ondas de calor, variação no peso, desinteresse sexual, depressão etc.


Esse período de transformação biológica representa uma espécie de marco no universo psíquico feminino.


Nessa fase da vida, além de poder refletir sobre sua trajetória existencial, a mulher percebe que enquanto estava envolvida com as atribulações do cotidiano, cuidando dos filhos, não se dava conta de seu real valor.


Nesse período em que os filhos já podem ter se tornado independentes ou até já terem saído de casa, surgem as crises de identidade.


São feitas reflexões acerca dessa nova mulher. Quem é ela, que antes tinha um papel a desempenhar e agora não é mais requisitada?


Nessa busca de si mesma, pode ocorrer o amadurecimento emocional, caracterizado pelo renascimento de uma nova mulher - livre, independente, segura e feliz.


Por outro lado, pode emergir uma espécie de vazio interior, gerado pela extinção dos papéis familiares."

Nota da Ió na 3ª Idade:
Um fato interessante aconteceu na minha menopausa: fiquei aos 50 anos exatos, depois de um período de 38 anos de vida em conflito com a menstruação, pois foi um fato "mal-resolvido" em minha vida. Nunca fui com a "cara" da bendita.
Outro fato é qe exatamente nessa época, minha filha estava na adolescência, já menstruando e eu percebi o quanto ela se adaptou ao mensalão! Numa boa convivência...Ela foi preparada, eu não!Eu tomei foi um choque. Daí minha revolta e minha falta de ajuste àquela "coisa"!(Rsrsrsrs...)
Foi um alívio ficar na menopausa, bendita menopausa!
Apesar dos pequenos ou grandes transtornos que senti durante esse período até meu organismo deixar de lutar contra essa loucura que é a menopausa.
Dizer que fiquei com problemas sexuais ou psicológicos...não fiquei!Acho que até melhorei minha auto-estima em todos os sentidos. Só teria de ficar responsável com meu corpo que, infelizmente engordou...devido à tireóide que deixou meu metabolismo sem ação.
É isso....Menopausa! Vamos a ela!





Postar um comentário