quarta-feira, março 07, 2012

MUSICOTERAPIA PARA A 3ª IDADE E SEUS BENEFÍCIOS



A cura com música para idosos
A música faz parte da vida de qualquer pessoa, seja da idade que for. Geralmente, esses momentos em que dedicamos a ouvir uma canção ou cantarolar pela casa, que seja, mantemos a mente mais alegre a tranqüila. A musicoterapia é uma técnica que utiliza a música para auxiliar no tratamento de muitas doenças, em diferentes pessoas. Atualmente, a música tem sido uma ótima aliada do grupo da terceira idade.
Os benefícios da música para a saúde física e mental foram descobertos há mais de dois mil anos. A música estimula o corpo, refletindo nos batimentos cardíacos, nos sistemas imunológico e endócrino, na coordenação motora, nas emoções e sentimento, nos órgãos do sentido e, por isso tem sido utilizada para prevenção e tratamento de doenças mentais e físicas.
A musicoterapia é capaz de melhorar a capacidade respiratória; diminuir ou acelerar os músculos; melhorar a pressão arterial; reduz o cansaço; melhora a capacidade sensorial; estimula mudanças no metabolismo e muito mais. A técnica estimula o cérebro, desenvolvendo a capacidade de pensar e desenvolver atividades de concentração. A musicoterapia auxilia na percepção de detalhes, melhorando a capacidade auditiva, ativando a memória e raciocínio.
Na terceira idade, os tratamentos com música têm auxiliado pacientes que sofrem com Alzheimer, depressão e problemas motores, como reabilitações físicas. Com a música é criada uma sensação de bem-estar e estimulação de pensamentos positivos. O trabalho com a mente reflete no sistema imunológico.

Nenhum comentário: