quarta-feira, março 21, 2012

Causos da Ilha de Marajó...contada por Alberto Ribeiro Filho - um marajoara-jequieense!


Causos curiosos!

Aquela ponta de areia que enxergas ao fundo, é uma praia, chamada praia do Cabaço. 
Explico: Como a Ilha é pequena e cercada de Arraia, fica muito difícil nadar para sair de lá sem ser ferrado por Arraias enormes. Então os caboclos levavam a...s moças virgens prá lá e defloravam durante um, dois dias com o barco ancorado no furo que adentra pela Ilha. - Conforme voce ver um barquinho entrando. - Aí se passou a ser chamada Ilha do Cabaço. 
Como tudo no Marajó tem um significado em estórias caboclas, esta é uma versão que penso acreditar. Tem a Ilha da fome, Ilha do Boto, Ilha do vigário. - Um Padre morreu lá, comido pela cobra grande (Sucurí). Tem a Ilha do corno. - Esta se chama assim porque a sua aproximidade com a entrada da Baía do camará se ouve o apito que as embarcações são obrigados a acionar. Então as mulheres dos 'Práticos' saíam para encontros amorosos e quando ouviam os apitos terminavam os afazeres amorosos e íam para casa no barco do Don Juan. 
Existe uma brincadeira que eles fazem muito lá quando entra com o barco na Baía. - Apitando prá avisar a cunhã né! - Diz o companheiro em tom de galhofa.

Obrigada, Alberto!
Postar um comentário