quinta-feira, abril 22, 2010

7 DICAS QUE FAZEM DIFERENÇA




Para ser mais feliz

Sete conselhos que podem fazer diferença na sua vida



1.Não se culpe


Há um tipo de pessoa com altíssimo nível de autocrítica e que acredita ser culpada por todos os problemas de cada um dos seus familiares.

É fundamental que o paciente depressivo comece a mudar esse pensamento e passe a dividir o problema em partes, verificando exatamente qual é o seu papel para que a situação sofra mudanças favoráveis.

Ninguém deve se martirizar pelo que está fora de seu alcance.


2.Perca o medo de envelhecer


Tem muita gente que se deprime ao imaginar-se em desvantagem na vida amorosa, profissional e familiar somente porque passou dos 50 anos.

Encare o “segundo tempo” do jogo da vida como mais uma possibilidade de crescimento pessoal, de dar uma ‘virada’ na relação afetiva e de usar a experiência e a criatividade a seu favor.

Se seu parceiro está passando pela ‘crise do entardecer’, aceite a situação como algo natural do processo de amadurecimento e, talvez, conjugal.

Exponha suas opiniões com serenidade e aproveite você também para definir a qualidade de vida que quer para si de agora em diante.

3.Desabafe de vez em quando

É sempre importante cultivar amigos e ter um bom relacionamento com familiares, principalmente quando se quer desabafar.

Claro que você deve evitar reclamar de tudo e de todos para os que estão mais próximos.

Nada disso.

Ninguém merece esse tipo de ambiente.

Mas ter com quem se abrir e estar pronto para ouvir o que nem sempre se quer ouvir é um passo importante para evitar o estresse;

4.Pratique exercícios

Lute contra o desânimo e passe a caminhar a passos largos pelo menos três vezes por semana, durante 30 minutos.

Verá que não apenas se sentirá mais saudável, como também perceberá que o bom humor será mais constante na sua vida.

5.Se atenha à sua rotina normal


Pessoas em crise de depressão, geralmente, sentem-se desestimuladas para cumprir inclusive tarefas mais simples, como tomar banho, fazer a barba, lavar a louça, se alimentar.

Nesses momentos, insistir em cumprir tudo o que faz parte da rotina já é parte do processo de cura.


6.Evite álcool e drogas


Algumas pessoas com depressão acabam recorrendo ao uso de álcool, tabaco e até mesmo drogas na intenção de se livrar do problema.

Esse é um dos piores erros que se pode cometer, já que, a longo prazo, essas substâncias afetarão a química cerebral e certamente colocarão em risco sua qualidade de vida e seus relacionamentos pessoais.


7.Coma e durma bem


Alguns alimentos comprovadamente fazem bem à saúde e proporcionam bem-estar.

Portanto, vale a pena incluir mais frutas e vegetais na alimentação, assim como peixes, grãos integrais e proteínas.

Dormir bem é outra dica de combate à depressão.

Mas, preste atenção: nada de ficar de pijama o dia inteiro.

Combata o desânimo tentando dormir entre seis e oito horas por noite e utilizando o dia para cumprir com boa disposição todas as tarefas.
Postar um comentário