sexta-feira, março 05, 2010

COISAS DO METABOLISMO....




Acelerando o Metabolismo


Por: Tamirys Collis (Redação Cristiana Arcangeli)


Perder peso não depende apenas de boa alimentação e prática de exercícios físicos. É que algumas pessoas, apesar de fazer tudo isso, têm mais dificuldade de emagrecer do que outras. Por que? Culpa do metabolismo.

A verdade é que cada corpo usa as calorias de forma diferente: uns precisam de muita energia para funcionar, outros de pouca.


O metabolismo nada mais é do que um conjunto de reações fisiológicas responsáveis por manter as funções básicas, como respiração, circulação, etc.


Na prática, é a quantidade de calorias de que o corpo precisa para funcionar bem. Quando dizemos que uma pessoa tem "metabolismo lento", significa que seu corpo gasta menos calorias que o de alguém com um metabolismo normal ou acelerado. "O metabolismo em condições normais nos ajuda a perder peso porque aumentamos nosso potencial de queima calórica.


Se ainda for associado com a prática de exercício, é a condição perfeita para emagrecer: o corpo queimando calorias com mais facilidade e o exercício queimando mais calorias extras", explica a nutricionista Flávia Ramos, da Clínica de Dermatologia e Estética Beauty Laser.


Mas como descobrir se o seu metabolismo é lento ou normal? Para isso, existem exames como a calorimetria, que podem ser feitos por especialistas nutricionistas, professores de educação física e endocrinologistas. Ele avalia a quantidade de calorias diários que seu organismo gasta, a quantidade ideal de calorias para atingir o peso ideal e quanto o corpo gasta em uma atividade física aeróbica, ou seja, determina o metabolismo em diferentes situações.


O procedimento é bem simples: o paciente respira durante 10 a 15 minutos através de um tubo e um aparelho irá comparar a entrada e saída de oxigênio. Em cerca de 20 mintuos, o médico saberá quantas calorias foram gastas.


(SÓ QUE NÃO ACHO ESSE APARELHO NOS MÉDICOS QUE VOU...MINHA ENDÓCRINO MESMO NÃO TEM)


A boa notícia é que nós vamos dar super dicas de uma alimentação que pode ajudar a acelerar seu metabolismo e, consequentemente, favorecer a sua perda de peso.


Em primeiro lugar, é necessário comer em intervalos de 3 em 3 horas. Mas, claro, opte por produtos com poucas calorias, ricos em fibras e com pouca gordura. Existem ainda alimentos termogênicos que podem contribuir ainda mais: chá verde, chá branco, gengibre, pimenta-vermelha, vinagre de maçã, cafeína, guaraná em pó, produtos derivados do cacau e alimentos fontes de ômega-3 (bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova).


Portanto, tente incluir alguns desses alimentos no seu dia-a-dia. Alguns deles, como gengibre e pimenta vermelha chegam a aumentar o metabolismo em 20%. Mas não é por isso que você deve deixar de praticar exercícios e se alimentar de maneira equilibrada.


Uma coisa não exclui a outra, ok? Quanto ao consumo de termogênicos, a especialista faz apenas uma restrição: "Pessoas hipertensas ou com problemas cardíacos precisam ter cuidado com o consumo excessivo de termogênicos, e quem possui problemas gastrintestinais também deve evitar o uso de condimentos fortes, como a pimenta e o gengib


Em segundo lugar é beber água ou líquidos (de 6 a 10 copos por dia), que é super importante para acelerar o metabolismo já que o corpo precisa de energia para elevar a temperatura do líquido de 5 para 37ºC, que é a temperatura ideal do nosso corpo.


Bom...é isso! Espero que goste!
Postar um comentário