quinta-feira, setembro 22, 2011

ANTIGAMENTE...BONS TEMPOS!



DESABAFO de uma senhora idosa!

"Na fila do supermercado o caixa diz a uma senhora idosa que deveria trazer suas próprias sacolas para as compras, uma vez que sacos de plástico não eram amigáveis ao meio ambiente.
A senhora pediu desculpas e disse:
“Não havia essa onda verde no meu tempo.”
O empregado respondeu:
"Esse é exatamente o nosso problema hoje, minha senhora. Sua geração não se preocupou o suficiente com nosso meio ambiente. "
"Você está certo", responde a velha senhora, nossa geração não se preocupou adequadamente com o meio ambiente.
Naquela época, as garrafas de leite, garrafas de refrigerante e cerveja eram devolvidos à loja. A loja mandava de volta para a fábrica, onde eram lavadas e esterilizadas antes de cada reuso, e eles, os fabricantes de bebidas, usavam as garrafas, umas tantas outras vezes.
Realmente não nos preocupamos com o meio ambiente no nosso tempo. Subíamos as escadas, porque não havia escadas rolantes nas lojas e nos escritórios. Caminhamos até o comércio, ao invés de usar o nosso carro de 300 cavalos de potência a cada vez que precisamos ir a dois quarteirões.
Mas você está certo. Nós não nos preocupávamos com o meio ambiente. Até então, as fraldas de bebês eram lavadas, porque não havia fraldas descartáveis. Roupas secas: a secagem era feita por nós mesmos, não nestas máquinas bamboleantes de 220 volts. A energia solar e eólica é que realmente secavam nossas roupas. Os meninos pequenos usavam as roupas que tinham sido de seus irmãos mais velhos, e não roupas sempre novas.
Mas é verdade: não havia preocupação com o meio ambiente, naqueles dias. Naquela época só tínhamos somente uma TV ou rádio em casa, e não uma TV em cada quarto. E a TV tinha uma tela do tamanho de um lenço, não um telão do tamanho de um estádio; que depois será descartado como?
Na cozinha, tínhamos que bater tudo com as mãos porque não havia máquinas elétricas, que fazem tudo por nós.Quando embalávamos algo um pouco frágil para o correio, usamos jornal amassado para protegê-lo, não plástico bolha ou pellets de plástico que duram cinco séculos para começar a degradar.
Naqueles tempos não se usava um motor a gasolina apenas para cortar a grama, era utilizado um cortador de grama que exigia músculos. O exercício era extraordinário, e não precisava ir a uma academia e usar esteiras que também funcionam a eletricidade.
Mas você tem razão: não havia naquela época preocupação com o meio ambiente. Bebíamos diretamente da fonte, quando estávamos com sede, em vez de usar copos plásticos e garrafas pet que agora lotam os oceanos.
Canetas: recarregávamos com tinta umas tantas vezes ao invés de comprar uma outra. Abandonamos as navalhas, ao invés de jogar fora todos os aparelhos 'descartáveis' e poluentes só porque a lâmina ficou sem corte.
Na verdade, tivemos uma onda verde naquela época. Naqueles dias, as pessoas tomavam o bonde ou de ônibus e os meninos iam em suas bicicletas ou a pé para a escola, ao invés de usar a mãe como um serviço de táxi 24 horas.
Tínhamos só uma tomada em cada quarto, e não um quadro de tomadas em cada parede para alimentar uma dúzia de aparelhos. E nós não precisávamos de um GPS para receber sinais de satélites a milhas de distância no espaço, só para encontrar a pizzaria mais próxima.
Então, não é risível que a atual geração fale tanto em meio ambiente, mas não quer abrir mão de nada e não pensa em viver um pouco como na minha época?







quarta-feira, setembro 21, 2011

PERCEBENDO A VIDA LÁ FORA...CUIDAR!



Será que alguém percebe se faz sol lá fora? Alguém percebeu se a lua apareceu ontem à noite?

Cuidar. Cuidar da natureza, do outro, da vida.

"Quando você está perdido e não sabe o porquê das coisas, olhe para o alto, não importa o passado, tampouco o futuro! Deixe a luz do sol penetrar-lhe, e a força do Universo então se manifestará."Trecho do livro "Sem medo do amanhã" de Lucimara Gallicia

Leonardo Boff falava que o silêncio de um olhar era capaz de dizer palavras. Muitos olhares nessa década, documentados em fotos e vídeos, mostram mil palavras do nosso mundo sem destino que desaprendeu o sentido da palavra cuidar.
Para cuidar é preciso consciência, e, ao distrair a nossa com a tecnologia, a consciência fica cada vez mais longe do nosso alcance. Cuidar exige atenção, e o tempo anda roubando a capacidade de cuidar do tempo, aqui e agora. Cuidar é um termo muito forte para os profissionais de saúde. Ao pensar a saúde, talvez possamos entender a profundidade do sentido da palavra cuidar.
O contrário de cuidar é descuidar. Verbo que conhecemos bem com as pessoas, com a natureza, com tudo que nos cerca, inclusive com os objetos... A gente compra outro.
Cuidar significa ouvir, reconhecer, interagir, ter compaixão.
(Nádia Rebouças - BOOMERANG)



Você consegue perceber isso no dia a dia da sua vida?



sábado, setembro 17, 2011

O DOMADOR DE MIM




O domador de mim






Contra quem lutamos…






Ele já tinha todas as rugas do tempo qua...ndo o encontrei pela primeira vez.






Queixava-se de que tinha muito a fazer.






Perguntei-lhe como era possível que em sua solidão, tivesse tanto trabalho…






- Tenho que domar dois falcões, treinar duas águias, manter quietos dois coelhos, vigiar uma serpente, carregar um asno e dominar um leão! – disse ele.






- Não vejo nenhum animal perto do local onde vives.


Onde eles estão?


Ele então explicou:


Estes animais, todos os Homens tem!






- Os dois falcões se lançam sobre tudo o que aparece, seja bom ou mau.


Tenho que domá-los para que se fixem sobre uma boa presa.


✦ São meus olhos!






As duas águias, ferem e destroçam com suas garras. Tenho que treiná-las para que sejam úteis e ajudem sem ferir.


✦ São as minhas mãos!






- Os dois coelhos, querem ir aonde lhes agrada. Fugindo dos demais e esquivando-se das dificuldades…


Tenho que ensinar-lhes a ficarem quietos, mesmo que seja penoso, problemático ou desagradável.


✦ São meus pés!






- O mais difícil é vigiar a serpente.


Apesar de estar presa numa jaula de 32 barras, mal se abre a jaula, está sempre pronta para morder e envenenar os que a rodeiam. Se não a vigio de perto, causa danos.


✦ É a minha língua!






- O burro é muito obstinado, não quer cumprir com suas obrigações.


Alega estar cansado e se recusa a transportar a carga de cada dia.


✦ É meu corpo!






- Finalmente, preciso dominar o leão…


Ele sempre quer ser o rei, o mais importante. É vaidoso e orgulhoso.


✦ É o meu coração!


*


Autoria desconhecida

quinta-feira, setembro 08, 2011

AMIGOS...RECEBI DA AMIGA GENI, É TÃO LINDO!



Um amigo é fruto de uma escolha



é uma opção de amor


é uma descoberta da alma gêmea


é a consciência permanente


É algo sublime


e que não está na natureza das


coisas perecíveis


é um tesouro sem preço


é um gostar sem distância


é esta sempre em nossos caminhos


é pras horas de dúvidas, de alegrias,


de sofrimento


é algo valioso demais para ser perdido


amigo é aquele que diz “te amo”


sem qualquer medo de má interpretação


amigo é aquele que te ama e pronto


é verdade e razão, e o sonho e sentimento


amigo é para sempre,


mesmo que o sempre não exista