sábado, outubro 27, 2012

UMA ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS





Mensagem atribuída a Francisco de Assis

"Quando não há nada mais a ser dito, silencia.

Quando não há mais nada a ser feito, permitas apenas ser, apenas estar e fica na companhia do teu coração e este indicará o momento apropriado para agires.

Quando a lentidão dos dias acomodar tua vontade, enlaçando-te com os nós da intranquilidade, descansa e refaz tua energia.

Não há pressa, a prioridade é que tu encontres novamente a tua essência para que tenhas presente em ti a alegria de ser e estar.

Quando o vazio instalar-se em teu peito, dando-te a sensação de angústia e esgotamento, repara tua atenção e encontra em ti mesmo a compreensão para este estado.

É necessário descobrirmo-nos em tais estados, para que estes não se transformem no desconhecido, no incontrolável.

Tudo pode ser mudado, existe sempre uma nova escolha para qualquer opção errada que tenhas feito.

Quando ouvires do teu coração que não há nenhuma necessidade em te preocupares com a vida, saibas que ele apenas quer que compreendas que nada é tão sério a ponto de te perderes para sempre da tua divindade, ficando condenado a não ver mais a luz que é tua por natureza.

Não te preocupes, se estiveres atento a ti mesmo verás que a sabedoria milenar está contigo, conduzindo-te momento a momento àquilo que realmente necessitas viver.

Confia e vai em teu caminho de paz.

Nada é mais gratificante que ver alguém submergindo da escuridão apenas por haver acreditado na existência da luz.

Ela sempre esteve presente…

Era só abrir os olhos…

Atribuída á Francisco de Assis

quarta-feira, outubro 17, 2012

DO POETA MAGNÍFICO - UM AMOR INCONDICIONAL À SUA JEQUIÉ

Hoje tive a honra e a alegria de conhecer de perto a obra literária de um dos mais apaixonados por sua terra natal, Jequié. Além de ser um poeta ímpar, ele teve o cuidado de fotografar sua cidade e depois pediu a amigos artistas, pintores de renome para que transportassem para a tela, todos as fotografias de toda cidade de Jequié, desde a mais pequena casa até as mansões. Incluindo as ruas, as avenidas os monumentos, as escolas e igrejas. É uma obra de tamanha grandeza que eu acho que as autoridades de Jequié, deveriam fazer uma fundação em seu nome e lá fosse colocado sua obra que é um acervo de grandeza fantástica. 

Seu nome: Pacífico Ribeiro. 

E conta com a colaboração, incentivo de sua esposa, uma mulher apaixonada, inteligente e sensível, sua maior divulgadora. Recebi dela dois de seus livros um de sonetos e outro que conta em versos a história de Jequié, Cidade Sol. Duas obras que são deliciosas de ler e conta a memória de uma cidade sertaneja. Jequié não pode ser esquecida. 

Esta história deverá ser contada por sua adorável esposa,hoje viúva mas só fisicamente, pois ele está presente com ela constantemente ainda hoje. É um amor sem fim. Parabéns Araguaci, por seu carinho eterno ao jovem senhor, o Magnífico Pacífico Ribeiro, Poeta do Sertão Jequieense!

Abaixo, algumas fotos do acervo magnífico, do extraordinário Poeta Pacífico Ribeiro.







quinta-feira, outubro 11, 2012

"SE VOCÊ NÃO FOR CUIDADOSO..."




A HISTÓRIA SE REPETE...

Nesta vida existem sandices incompreensíveis.
A propósito das oposições que condenaram toda uma instituição partidária, o Partido do PT, que possui milhões de simpatizantes e militantes, por causa de um suposto crime cometido por 3 ou 4 membros do mesmo partido.
Ao longo da História da Humanidade e do Brasil já houve penalização de homens e mulheres que foram condenados sem provas e que geravam assassinatos de um ou mais participantes  ou até todos os membros porque o governo ou a oposição não aceitava as opiniões daqueles  que eram contra ou que brigavam por uma vida melhor dos cidadãos de um país ou região.
Calúnias eram proferidas contra aqueles que lutavam por um objetivo de classes. Veja o exemplo de Jesus que foi condenado a crucificação inocentemente.  Entre as mulheres, milhares foram condenadas a arderem na fogueira porque diziam que elas eram feiticeiras. Outros foram massacrados nas piores torturas e até à morte durante a Inquisição, coisa semelhante ocorreu no Brasil durante a Ditadura.
Quando nosso herói da Independência, o Tiradentes (hoje é considerado herói) lutou incansavelmente pela nossa liberdade do jugo português e alguns dos seus companheiros foram trucidados e outros exilados  justamente por pelos conservadoristas do governo da época.
Também tenho de citar as atrocidades feitas aos escravos vindo da África pelos senhores e por seus raptores que os trouxeram à força da mãe-pátria. Depois os próprios imigrantes de países que aqui vieram para encontrar um lar foram descriminados.
Na Segunda Guerra Mundial as atrocidades e assassinatos dos judeus, negros e índios pelo Nazismo e seus seguidores.
Na Ditadura quantos foram mortos, condenados às prisões por serem contra ao jugo militar... Milhares.
Agora, neste século 21, a intransigência e intolerância das Elites, partidos conservadores, neoliberais não aceitam a subida da classe trabalhadora nem da classe pobre e essa classe conservadora só tem o propósito de massacrar os governantes que vieram do povo. Nomes pejorativos são atribuídos aos governantes do PT de um jeito tão apolítico, como “sapo”, Lulão, entre outros.
O PT agora é alvo dessas atitudes violentas, não apenas contra um ou dois membros que supostamente cometeram erros, coisa que não acredito, porém, contra todo o corpo institucional do PT. Eles querem que a população indecisa e neutra fique contra o partido do PT, instigando a propaganda de que o PT não presta em sua totalidade, é ilegal, é ladrão, é imoral e negativo para o país. Porque o PT é feito da grande maioria da população do Brasil: pobres, negros, índios, MST, homossexuais.
Este ranço originado dos antigos padrões europeus, ainda hoje impera e quer destruir um governo que é voltado para o povo pobre e necessitado de melhorias.
“O  STF, entrosado com a velha imprensa, condena sem provas e baseado em ilações e matérias opinativas de alguns meios de comunicação.  José Dirceu e José Genuíno foram escolhidos como símbolo por aqueles que ocuparam o judiciário para punir "exemplarmente" seus adversários. “

Isto é inconcebível.

“Esta peça jurídico-midiática se presta a passar um recado 

muito claro contra aqueles que ousarem enfrentar e vencer 

os representantes da elite brasileira nas urnas: serão 

duramente castigados pelos tribunais e pré-julgados, 

covardemente, pela imprensa, braço midiático do grupo que 

aparelha o STF e que busca catequizar a opinião pública 

afeita a práticas golpistas. Um alimentando o outro como em 

uma engrenagem azeitada para produzir “indícios” que 

balizem julgamentos com intenções políticas.”

"Conservadores apostam, com todo o ódio e despeito que nutrem, na estigmatização do PT e na desqualificação de todo o processo político que transformou o país, novamente, em uma nação soberana, obra de um ex-retirante do sertão nordestino e metalúrgico, que atende pela alcunha de Lula.”.

Penso que enquanto houver preconceito de classes no Brasil, ninguém que veio da classe C ou D será considerado gente que pode gente que é inteligente, gente que quer construir. Para essa elite supostamente alta é imprescindível que as classes julgadas por ela, fiquem onde estavam no lixo.

quinta-feira, outubro 04, 2012

MEU AMIGO, MEU NOVO AMIGO TELMO CARVALHO



"APRESENTAÇÃO"  
Segundo seu irmão Jairo Carvalho, vocês foram quase gêmeos pois só com 11 meses de diferença entre um nascimento e outro. Ele é notável em afirmar que Telmo Carvalho só tem um. É mesmo! E tem de se conhecer para saber que Telmo existe. Ele é o EU, porque realmente faz acontecer tudo que pretende realizar. Concordo quando, Jairo Carvalho diz que Telmo é "um dos primeiros entes humanos no "ranking" mundial quando o assunto é o coração. Emoção, é que o que ele é". Não foi à toa que ele inventou e criou o I ♥ Jequié e o  transformou no WE ♥ JEQUIÉ.
Telmo sendo artista, não poderia ficar apenas na arte da medicina, ele é arte no desenho,na pitura, na escrita e também cineasta. Ele é um poli-arte! 
Como diz seu irmão, " onde ele está tem movimento, estórias, zona ( e como é!) que ocupam o espaço quase por inteiro!" 

E que ocupou amigavelmente meu coração!

Telmo Carvalho, quero concordar com alguém que escreveu em seu livro "MAIS UM BAIANO NO RIO" sobre você. Ele fez rapidamente um relato que lembrei-me de você nas reuniões que participamos do We ♥ Jequié, você é tudo aquilo e muito mais, meu amigo. Você é um homem sensível, com olhos que lacrimejam numa emoção (notei isto), parece ser faminto de um grande amor, se é que que já não tem. Sua arte é incrível em detalhes que emociona, ri e chora. Eu estou lendo ainda o conto "NA BANCA DE JORNAIS" . Confesso que vc é um escritor para levar o leitor a se descontrair. Fico agradecida e feliz quando você me chama de mascote. É um privilégio para mim, apesar de saber que não sou o que poderia ou deveria ser no grupo. Mas prefiro ficar assim mesmo, quieta! Ajudo no que posso, falo o que devo e o que sinto! 
Mas você, meu amigo Telmo, não pode sair desta convivência que nos tornou uma aliança, um elo de amizade entre pessoas que jamais seriam se não fosse por você. Um beijo da amiga que poderia ter sido amiga desde pequena, mas houve o desencontro. "A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida." (Vinícius de Morais).



quarta-feira, outubro 03, 2012

AMOR EM EXPANSÃO!



Não sei de quem é este poema mas achei tão lindo que vou postar aqui em meu blog.Copei do FACEBOOK de meu amigo Edson Teixeira.


Doce Amor... Vem A Mim Seu Olhar... Vem Seu Ser...

Em Minhas Águas Te Amo...

Por De meu Sol Em Lágrimas De Vida Vem Amor... Vem Amor...

Te Amo... Alma De Mim Te Amo... Te Amo 

Águas De mar venham Nos meus Ombros Quero Chegar... 

Meu Amor Venha em Mim Em Meu Ser De Paz Em Estar... 
Nos Seus Sonhos Nos Silêncios Que Pode Amparar... 
Nas Suas Mãos Em Todo O céu Onde mais Quero Morar... 
Nos teus Lábios Vem A Mim Doce Amor Vem A meu Lugar... 
Que estou nascendo De Novo Para sempre Te Poder Amar... 
Nos teus Olhos Me Sinto Uma estrela No Alto Do Tempo A Brilhar... 
No seu Olhar mais me Entrego Nos Sons Do mar... 
Venha A Mim No meu peito Onde bate O seu Coração... 
No sentir da Lua Que adormeceu Nos Braços Do Sol Sua Razão...

Que Agora Começou Em Mim Minha Alma De Voar... 
Vem A Mim Nos Lábios Do Sol Que vai Olhando a Lua Em Luar... 
Que Em meus Sonhos faço parte De seu Lugar... 
Um Botão De Rosa nasce De seu Tempo A Me Formar... 
Que Me Torno Pétala De Seus dedos A Encantar... 
Toda A magia Que Se Liberta Nos Seus Olhos De Amar... 
Que Águas Dos Silêncios Me fazem Mais Ver Em Te Olhar... 
Vem A Mim No teu Corpo Que De meu Se deu No Mar... 
Onde as Areias Se juntam Em Tons De Ouro A Sentir... 
Nos Desejos Do Destino Que sempre Nos Juntou A Sorrir... 

Que meus Olhos Libertam Águas Pelas Águas Que vamos Estar... 
Meu Amor meu Sonho De sempre Te Encontrar... 
Nos Silêncio Que escutava Tua Voz Nos meus Ouvidos... 
Em Todas As Formas Dos Sons Em Todos os Tons sentidos... 
Que me Dou No Olhar Dos Céus Em teus Olhos De Flor... 
Que sempre Nos Braços De Luz Em seu Amor... 
Entrei Num Lugar Formoso Onde Pude ver E mais O Esplendor... 
Que Me Libertou De Outro Lugar onde estava perdido na Dor... 
Que Você meu jardim Que Me encontro Lá na Forma Que Não passou... 
Que Eu Estou Eu Sou Eu Sou Sempre Eu Sou… Sou Você Sou…

Um Sorriso Um Olhar... 
Vem A Mim Nas manhãs Dos raios a Se Entregar... 
Que Forte me Sinto Em Você Sou Eu Rio E mar... 
Pedaço de terra Em Areis para em meus Braços Te Embalar... 
Que Eu Sou Eu Sou Um Espaço Eu Sou Você Vida... 
Que A Noite Se Modifica Em Outra Noite mais sentida... 
Meu desenho De paz em seu Nome meu Se Dá Na Emoção... 
Que os olhos Voam Nos Céus Em seus Olhos De Imensidão... 
Que Sou Eu Sou Você Em Mim Mora Em Si meu Coração... 
Nos afetos Que Se Libertam No seu Olhar me sinto acariciar... 
Vem A mim parte De Mim Amor Você vem A Mim De ser... 

Que Nos encontramos De Uma Forma De Deus Sempre A Nos Formar... 
Uma Estrela da Noite Olhou Nos Ombros Que Nos Eleva A Envolver... 
Que As Nossas Mãos Se Juntam Se Tornam Una Nos ventos... 
Que sempre De Nós Em Nós sempre Todos os Momentos... 
Vem A Mim Sente Como Podemos ir Num Rio sentido O Mar... 
Que as águas Nos Completam Nos Olhos De Nós Em Amar... 
Seu Rosto Uma Luz Que Brilho Nos laços De Terra Amada... 
Que Sou Eu Sou Eu Sou Vem Em madrugada... 
Que A Noite mais Forte Nos Mostra Como Somos Uno Amar... 
Vem A Mim na terra e Nos Céus Como Somos Uno Em Todo Lugar... 

Em Você Se Dão cavalos Dos Céus Querem cavalgar... 
Nos Sonhos Que Em Nós Anjos Nos Juntam Em Seus Dons De Amar... 
Que Outros mais Com Asas Vem Por Nós para Nos Elevar... 
Que Somos Uno Como A Água Que Brilha De azul Em Todo O mar... 
Te Amo parte De Céu Meu Céu parte De Ti Em Amor... 
Que Nos meus Sonhos Lá Está Você Em Mim Mais No Clamor... 
De Teus Braços Em meus Braços Que Sinto Tudo De Você meu Amor... 
Vem A Mim parte De Mim Você vem A mim parte De Olhar... 
Que parte mais bela Posso Sentir Em Você Entregar... 
Me Entrego No seu peito No meu jeito Seu De sempre Uno Te Amar... 
Minha Vida… Vida Minha Vem Nos Olhos Dos Céus A Brilhar... 
Você Doce Como Um Anjo Que Em Mim Você parte De Mim... 
Sempre parte De Você Agora... 
Sou Parte De Lua Sou parte De Você Em Amor te Amar... 

Você Em Mim Desde O tempo Sem Fim Do ser...

 Você meu Doce Amor De Amor sempre...

Como Raio E Flor De sempre Amor Em Toda A Vida De Lhe Amar...

Te Amo 

LULA E ERIC HOBSBAWM


"Mais que um privilégio, foi uma honra ser contemporâneo e ter convivido com Eric Hobsbawm", disse o ex-presidente Lula.


Lula e Eric Hobsbawn.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou nesta segunda-feira (1º) uma mensagem a Marlene Schwartz, viúva do historiador Eric Hobsbawm, que morreu nesta segunda-feira em Londres, aos 95 anos. Um dos intelectuais mais influentes da segunda metade do século 20, Eric Hobsbawm elogiou e incentivou publicamente o governo Lula em 
várias ocasiões. Para o ex-presidente, o historiador foi “um dos mais lúcidos, brilhantes e corajosos intelectuais do século 20”.
Leia abaixo a mensagem na íntegra:
São Paulo, 1° de outubro de 2012
Prezada Senhora Marlene Schwartz
Acabo de receber, com profunda tristeza, a notícia do falecimento do seu marido, o querido amigo Eric Hobsbawm, um dos mais lúcidos, brilhantes e corajosos intelectuais do século 20.
Desde que o conheci pessoalmente, muitos anos atrás, recebi de Eric, como ele preferia que eu o tratasse, incontáveis manifestações de estímulo à implantação de políticas que incorporassem os trabalhadores aos benefícios e à riqueza produzidos pelo conjunto da sociedade brasileira.
Ao longo da última década, li com um sentimento de orgulho as entrevistas em que ele atribuía ao nosso governo a responsabilidade por “mudar o equilíbrio do mundo e levar os países em desenvolvimento para o centro da política internacional”.
Quatro meses atrás, poucos dias antes de completar 95 anos, Eric Hobsbawm enviou-me, por um amigo comum, uma carinhosa mensagem. “Diga ao Lula para seguir lutando pelo Brasil”, disse ele, “mas não se esquecer jamais da sofrida África”. A partir de agora meu comprometimento com os irmãos africanos passará a ser, também, uma homenagem à memória de seu marido.
Mais que um privilégio, foi uma honra ser contemporâneo e ter convivido com Eric Hobsbawm.
Receba e, por favor, transmita aos filhos, netos e bisnetos dele as minhas homenagens.
Luiz Inácio Lula da Silva
Fonte: iCidadania